De vez em quando eu me pergunto o que se passa na cabeça desse pessoal que faz web log em inglês. Não estou falando dos americanos, ou de qualquer pessoa que tenha inglês como língua nativa – esses aí estão livres, por enquanto. O que me incomoda mesmo é que um bando de gente que eu conheço (mas que não vejo a um certo tempo) está usando língua bárbara para transcrever a merda da cabeça ou os acontecimentos do dia quando poderia muito bem estar falando em bom português.

Já estou até imaginando a resposta supostamente bem pensada: “escrevendo em inglês eu abro o meu ‘blog’ para uma audiência maior e mais variada!”. Mas as únicas pessoas que costumam deixar comentários nesses lugares, salvo raras excessões, são amigos e conhecidos brasileiros mesmo, que têm que ler em inglês. Claro que isso não é um problema para o pessoal em questão, pois esses comentários são deixados por outros brasileiros que escrevem em inglês nos seus respectivos diários virtuais. Alguém mais percebe o padrão?

Outra coisa que eu estou vendo são os gritos de “ataque pessoal!” se as pessoas que eu tenho em mente agora lerem isso. Elas estarão erradas, obviamente. Podem até apontar para o “merda na cabeça” como argumento, mas eu as desafio a apontar alguém que não tenha a cabeça cheia de merda pelo menos alguns minutos por dia. É saudável. Aduba as idéias.

Pode ser que algumas delas considerem como ataque pessoal escutarem que estão erradas. Para essas, um grande “só lamento”.

~ por mestrebira em 28/01/2004.

Deixe uma resposta

 
