Uma coisa que eu notei ao visitar umas páginas de temas para Windows XP ontem é que os temas mais simples e minimalistas costumam ser os mais elogiados. Isso parece não fazer muito sentido – metade deles acaba ficando muito parecido com aquela interface horrenda dos Windows mais velhos (2000 pra baixo).

Agora que eu penso nisso… O Windows 98 já vinha com um gerenciador de temas na instalação básica. O 95 só não vinha com a sua porque os programadores da Microsoft só foram ter a idéia na hora de construir o pacote de expansão. Eu imagino que o 2000 devia ser assim também, mas como ele era mais usado por computeiros sisudos que não se importavam com “besteirinhas” como usabilidade e interfaces eu nunca vi ninguém mudando temas nele.

Mesmo que a interface padrão do Windows XP seja mais “bonitinha” que as dos seus antepassados, ele é uma regressão em relação a eles. É impossível fazer alterações significativas nele sem a ajuda de programas escritos por terceiros, e até agora eu não vi nenhum que fosse gratuito. Estou usando uma versão demo do Window Blinds 4 que não tem funcionalidade completa e de vez em quando bota um banner na tela pedindo para ser registrada. Em compensação, ela torna o ambiente virtual um lugar muito mais agradável de se ficar, permitindo que eu passe horas e horas sentado na frente desse monitor, me dedicando a atividades triviais e sem sentido quando poderia estar fazendo algo mais construtivo.

Ei, espere um minuto…

~ por mestrebira em 18/02/2004.

Deixe uma resposta

 
