Já repararam como existem, em vários lugares do mundo, países que não se consideram partes de seus continentes? Na maioria das vezes isso parece acontecer porque eles são localizados em ilhas próximas a massa de terra central, mas nem sempre.

É, eu sei que uma ilha tecnicamente não é parte do continente, mas a questão é que todo o resto do mundo considera que os caras fazem parte dele culturalmente. Eles entram em tratados com os países vizinhos como habitantes da mesma região e do mesmo continente, mas as pessoas na rua se acham habitantes de um reino à parte.

Eu estou falando de três lugares: a Inglaterra, para cujo povo a Europa são os outros, o Japão, que eu ainda não tenho certeza que apresenta isso mas faria sentido se apresentasse, e o próprio Brasil. Quanta gente aí pensa no Brasil quando lê sobre “os países da América Latina” em algum jornal? América Latina é aquela massa de países minúsculos que ficam do lado de fora da fronteira e que falam espanhol.

~ por mestrebira em 05/04/2004.

Deixe uma resposta

 
