Continuando sobre aquele punhado de filmes…

O Homem que Copiava foi muito louco. A história foi interessante, mostrando personagens que quebram a lei mas sem cair nos clichês do tráfico de drogas ou matadores de aluguel. Gostei do detalhe da cena final, com os protagonistas subindo em direção aos braços do Cristo Redentor.

Ghost Dog foi outro filme interessante, com uma história mais séria. Acho que ninguém tinha pensado antes em fazer um “gangsta” samurai… Esse filme gerou um RPG da Guardians of Order, usando o sistema do BESM. Eu dei uma folheada, mas ele me pareceu ser o tipo de jogo que eu poderia fazer sozinho, sem precisar comrar um livro para isso. A parte boa são o clima e as idéias, não as regras.

O filme do Scooby Doo foi melhor que eu esperava, principalmente porque se dedicava a tirar sarro do próprio desenho em todas as oportunidades possíveis. Acho que essa era mesmo a única saída para fazer um filme decente – o negócio teria sido um fracasso completo se eles levassem isso tão a sério quanto o desenho. E a escolha daquele sujeito levemente marombado para fazer o Salsicha faz perfeito sentido quando você repara que ele é o mesmo que fez o Ceral Killer em Hackers.

Outra coisa que eu fiz hoje foi terminar de ler O Falcão Maltês. Eu comprei o livro na última Bienal de São Paulo. Quando eu vi que a próxima Bienal de São Paulo estava para acontecer, resolvi tomar vergonha na cara e terminar de ler aquilo de uma vez. Comecei desde o começo, trazendo o livro comigo no avião, e acabei hoje.

A história é legal, e eu até que gostei do final. Não me pareceu ser nenhuma meditação profunda sobre a condição humana, o que quer dizer que não foi apresentada de maneira pretensiosa. Acho que a maior certeza com a qual você sai após terminar de ler o livro é que o Sam Spade é um filho da puta, mas se ele fosse mais bonzinho, não teria sobrevivido aos eventos do livro. Creio que essa tenha sido a lição final do enredo – os bonzinhos (e uma boa parcela dos malvadões) se ferram porque confiam demais em uma carinha de anjo.

~ por mestrebira em 12/04/2004.

Deixe uma resposta

 
