Pensamentos Venenosos

Andei lendo um monte de sites sobre Cultura Livre esses dias. Tudo começou com um passeio pelo BoingBoing.net, que aparentemente é o web log mais visitado da Internet. Ele é “mexido” por dezenas de pessoas e mantido pelo Rudy Rucker, o escritor de ficção científica que cunhou ou termo Cyberpunk (esse foi o título de uma história dele lá pelos anos 70/80).

De lá, através de uns caminhos meio tortuosos, cheguei no Cool Mel, que se diz um web log especializado em Cultura Livre, mas acaba sendo mais um site pessoal do autor mesmo. O bom é que lá eu vi um link para uma palestra em Flash que fala sobre como a cultura e a criatividade estão sendo cada vez mais controladas. Em alguns lugares o palestrante, Lawrence Lessig, fica um pouco “zeloso” demais, mas mesmo assim eu concordo com tudo o que ele diz. Esse sempre foi um assunto sobre o qual eu tive opiniões meio fortes, mas acho que sempre me faltou coragem ou entusiasmo para expressá-las dessa forma.

~ por mestrebira em 22/08/2004.

Deixe uma resposta

 
