Tipografia Forense

Este é um negócio que andou rodando a Internet e os jornais americanos recentemente.

A rede de tevê americana CBS, através de seu programa de notícias 60 minutes, divulgou uns memorandos da Força Aérea escritos na década de 70 pelo comandante do Bush na época, que relatavam que o “Tenente Bush” havia pedido ao oficial para ser dispensado de exames físicos e de cumprir seu serviço militar “de Julho a Novembro”. Isso é uma revelação bombástica, pois seria a prova definitiva de que o atual presidente americano “cabulou” o serviço militar, algo que está sendo discutido faz mais de ano.

Pouco depois que a notícia foi ao ar, uns blogueiros começaram a dizer que os documentos eram falsos, pois um deles havia conseguido reproduzir o negócio de maneira exata no Word. Eles apontavam várias características do documento como sendo impossíveis de se produzir em uma máquina de escrever da década de 70: a fonte Times New Roman, o espaçamento proporcional, sobrescritos (o “th” de “187th”), etc. Parece que finalmente chegamos ao futuro da mídia, com os repórteres amadores da Internet fazendo com que um prestigioso e tradicional canal de notícias tenha que se retratar, certo?

Errado.

Acontece que a fraude era a própria denúncia, e não o documento. Ao contrário do que diziam os experts entrevistados pelos jornais que divulgaram a notícia na mídia tradicional, haviam sim máquinas capazes de fazer tudo isso na época. A IBM Executive Model D, por exemplo, podia ser encomendada do fabricante com várias fontes (inclusive a Times New Roman, disponível para compra desde 1931), tecla de “th” sobrescrito, e um carrosel de 54 dentes para fazer espaçamento proporcional. Outra máquina, a IBM Selectric Composer, era ainda mais cheia de firulas, que aparentemente vinham todas de fábrica, sem precisar de encomenda. Registros mostram que a Força Aérea comprou várias dessas alguns anos antes do memorando ser escrito, apesar delas serem bem grandes e um pouco complicadas de usar.

Ou seja, o documento é verdadeiro e o Moitinha realmente tentou escapar do serviço militar, o que invalida uma porção razoável da propaganda eleitoral que é feita em torno dele.

~ por mestrebira em 15/09/2004.

Uma resposta to “Tipografia Forense”

  1. Good design!
    [url=http://xtljzhyj.com/xnez/msql.html]My homepage[/url] | [url=http://uktchvfh.com/twdi/kytq.html]Cool site[/url]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: