Remendando

Uma coisa que tem me incomodado um pouco no Gentoo Linux ultimamente é a propensão que alguns dos pacotes dele têm de não compilar. Às vezes, é aleatório, e se eu iniciar o processo de novo tudo corre bem (por quê?). Outras, é por causa de um erro no pacote, mesmo, algo que teoricamente não deveria acontecer se ele está marcado como estável.

Ontem, eu tentei instalar um gerenciador de downloads, e me deparei com um erro do segundo tipo. Indignado, pois eu já estava na terceira iteração da depilação do iaque sem ter que me preocupar com mais aquilo, eu procurei o problema nos fórums oficiais do Gentoo. Depois de descobrir o problema, lá fui eu usar um editor de texto e umas ferramentas de linha de comando para criar uma versão corrigida do arquivo defeituoso e mais um arquivinho que listava as diferenças entre as duas versões. Depois foi só descobrir como aplicar essas diferenças no arquivo-fonte original, o que me fez perder mais algum tempo.

Foi uma coisa pequena, e tudo o que eu tive que fazer foi trabalho braçal. Mas, por um momento, eu me senti mais “computeiro” por ter aprendido a fazer isso. Agora, se eu quiser marretar uma instalação de propósito, eu já sei como.

~ por mestrebira em 14/03/2005.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: