Suicídio computacional

Nas calmas horas de Natal entre o farto almoço (que substituiu a ceia) e o despertar de minha senhora (dormindo feito pedra por causa do plantão de ontem), trago-vos este presente um tanto pessimista: mais uma razão para não usar Windows Vista.

As razões práticas já eram muitas: todas as melhorias revolucionárias foram canceladas, uma quantidade absurda de recursos de hardware é requerida simplesmente para mostrar a interface com o usuário, e as nada menos que sete versões diferentes do sistema operacional só servem para confundir o comprador.

Agora, esta análise escrita por Peter Gutmann mostra a quem a Microsoft realmente quer servir, e não é o usuário. As “medidas de proteção de conteúdo premium” são tantas e tão absurdas que Gutmann acaba concluindo que a especificação que a descreve é a nota de suicídio mais longa da história. A maioria delas involve fazer uma série de coisas absurdas para impedir o usuário de acessar ou modificar arquivos de áudio ou vídeo comerciais, ou desativar o hardware do computador sempre que algo fora do normal é detectado (como, por exemplo, as minúsculas flutuações de energia que hoje não afetam em nada o funcionamento da máquina). Lembra um pouco aqueles monitores onipresentes de 1984.

E isso não é tudo. Veja a citação abaixo, extraída da especificação:

  "It is recommended that a graphics manufacturer go beyond the strict letter
of the specification and provide additional content-protection features
because this demonstrates their strong intent to protect premium content".

Ou seja: Fabricantes, demonstrem sua lealdade ao Partido fazendo mais do que vos é requerido. O Windows Vista é nada menos que stalinista.

As proteções requerem modificações absurdas de hardware, que tornarão peças compatíveis com Windows Vista mais caras que as disponíveis atualmente. Ou seja, mesmo se você não Vista usar, ainda assim ele vai te ferrar.

~ por mestrebira em 25/12/2006.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: