Usando Wushu

Recentemente eu comecei a usar Wushu para mestrar Exalted Modern, com excelentes resultados.

Com o grupo do Castelo de Lego, há muito pouca oportunidade de jogar, porque é muito raro que todos os jogadores tenham tempo para tanto no mesmo dia. E, freqüentemente, alguém me pede para incluir uma pessoa a mais na aventura, que só está ali de passagem e provavelmente não vai ficar para as próximas sessões.

Com sistemas mais complicados, criar um personagem é assunto para uma sessão inteira. Talvez não haja tanto problema no início de uma campanha nova, quando todo mundo precisa fazer isso, mas quando um “jogador de ocasião” precisa ser incluso o jogo inteiro tem que parar por causa dele, enquanto o novo personagem é feito. Como não é sequer certo que o novo membro do grupo vai continuar a ser um membro na próxima sessão, isso me incomoda bastante.

Com Wushu, não só a parte mecânica da criação pode ser feita em 5 segundos como a própria natureza dela força os jogadores a criar personagens com mais de uma dimensão. Com as regras de Exalted, D&D, GURPS ou Shadowrun, é fácil pensar “eu quero fazer alguém que saiba dar porrada” e passar as próximas 3 horas mexendo com números para descobrir a melhor maneira de fazer isso, ao custo de não saber fazer mais nada. Em Wushu, você escreve “Dar Porrada 5” na ficha e tem que pensar em mais três facetas do personagem.

Também não há mais a pressão de me certificar que as regras são seguidas corretamente, já que elas são simples o suficiente para dispensar consultas no meio da partida. Fica apenas a necessidade de manter o clima apropriado na mente do grupo, mas isso existe em qualquer RPG.

Sábado passado foi a vez de tentar a mesma coisa com Shadowrun, e, considerando que isso era para ser um one-shot, o resultado foi muito satisfatório. Em uma campanha mais longa, eu teria que explicar o estilo do jogo de forma mais detalhada, porque o grupo está muito condicionado a jogar Exalted.

~ por mestrebira em 15/01/2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: