Buildr

Eu gosto da idéia por trás do Ant – um sistema para automatizar aquelas tarefas repetitivas que fazem parte to desenvolvimento de qualquer software razoavelmente complexo. O que eu não gosto é ter que mexer em um arquivo XML enorme e ficar digitando tags e atributos a torto e a direito para programar a menor das tarefas nele.

O problema é que, quando o projeto é em Java, não existe nenhuma outra ferramenta do gênero que seja mais integrada à linguagem do que o Ant. Para usar algo mais amigável, você teria que programar sua própria integração entre essa nova ferramenta e a JVM.

Felizmente, alguém já fez isso: o Buildr é uma ferramenta de automação de build específica para projetos Java, mas toda feita em Ruby. Ele usa o Rake como base, e foi feito para substituir o Maven 2.0 (baseado em Ant…) sem que seja necessário nenhuma grande alteração no ambiente de desenvolvimento. Ele possui integração com o ant, de modo que não seria sequer necessário refazer as tasks antigas.

Com ele, é possível criar tasks usando Ruby, o que é muito melhor que tentar se virar com o limitado XML declarativo do Ant.

~ por mestrebira em 12/07/2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: