Introdução ao JRuby

Na IBM DeveloperWorks. Perfeito para quem está curioso sobre Ruby ou JRuby mas não sabe por onde começar ( o que significa que talvez eu leia o artigo com mais atenção no futuro),

~ por mestrebira em 17/07/2007.

4 Respostas to “Introdução ao JRuby”

  1. Acho que nunca vou usar linguagem de script pra fazer alguma coisa séria… );

  2. Eu estou usando🙂.

  3. E presta? Quer dizer… uma linguagem de script para projetos grandes e bacanas é confiável?

    Eu sou pior que um grego ortodoxo quando se fala de linguagens de programação… podem haver umas melhorias, mas srcipt eu acho que é exagero. (;

  4. Bom, eu não sei bem o que você quer dizer por “linguagem de script”. Ruby, que é o que eu uso, é uma linguagem de programação completa, interpretada, orientada a objetos, com tipagem forte e dinâmica.

    Eu acho que ela não fica devendo nada a linguagens mais “tradicionais” como C ou Java, e tendo trabalhado com Java por três anos antes de partir para o Ruby eu posso dizer que acho muito mais prazeiroso programar em Ruby do que em Java🙂.

    A aplicação mais famosa do Ruby é o Rails, um framework MVC para desenvolvimento de aplicações Web, que é utilizado em vários desses sites Web2.0 que aparecem por aí (todos feitos por empresas com toda a intenção de ganhar dinheiro com isso).

    A linguagem não é livre de problemas, claro: por ser interpretada, ela é mais lenta que as outras, mas há vários esforços em andamento para construir uma máquina virtual (estilo Java) para ela – e o JRuby é um projeto que visa rodar Ruby na máquina virtual do Java, inclusive com acesso a bibliotecas escritas em Java.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: