Meus Dois Sonhos de Consumo

Meus dois sonhos de consumo são o XO (a maquininha verde do One Laptop Per Child) e o Neuros OSD (até que em fim um gravador de vídeo digital decente). O segundo já estava à venda faz tempo, e a distribuição comercial do primeiro começa no Natal (por um preço levemente maior do que o oferecido aos governos, mas ainda assim bem abaixo dos laptops normais).

~ por mestrebira em 26/07/2007.

5 Respostas to “Meus Dois Sonhos de Consumo”

  1. Você acredita no XO cara? Escrevi algo sobre ele esses dias

    http://faire-savoir.info/2007/07/25/um-laptop-por-crianca/

    Queria muito ver um funcionando e por enquanto estou um pouco cético a respeito da estabilidade do brinquedo.

  2. Eu não duvido muito da estabilidade dele – o pessoal que está por trás sabe o que está fazendo, pelo menos na parte técnica. O processador, por exemplo, é AMD, mas não é o mesmo modelo utilizado em computadores normais. O AMD Geode, pelo que eu entendi, foi feito para para consumir pouca energia e ser usado em dispositivos como aquele.

    Do ponto de vista técnico, as coisas mais espetaculares do XO são o monitor, a interface com o usuário e o modelo de segurança, que dispensa senha e é bem diferente do que existe até agora.

    Do ponto de vista social, eu não tenho conhecimento suficiente para julgar, além de um vago sentimento de que dar tecnologia às pessoas e deixar que elas façam o que quiserem com ela geralmente dá bons resultados.

  3. XO?? mentira… eu nao ponho fé nele não… prá mim é bonitinho, mas ordinário. Deve ser uma lerdeeeeza.

    E a camera é bacana, mas não conheco a marca… melhor esperar um pouco o preco baixar e as outras marcas copiarem. (;

  4. Não dá nem pra pensar em rodar jogos 3D nele, mas acho que não haveria problema nenhum em usá-lo para aplicações mais simples – Internet, textos, e as outras coisas para as quais se usa um PDA (que têm processadores equivalentes).

    Eu me interesso pelo XO por causa das inovações que ele reúne no mesmo pacote – ele é um “sonho de consumo” porque eu quero ver como elas funcionam e brincar com elas. Eu também gostaria que elas se propagassem para as máquinas mais tradicionais, e acho muito legal o fato de que empresas como a Intel estão desenvolvendo máquinas similares.

  5. Sim, eu dei uma lida no verbete do Geode na Wikipédia e parece mais adequado – talvez um pouco similar ao que o Crusoe prometia ser.

    Eu também acho que ele seria útil pra internet e textos, e com o gerador portátil, daria uma ferramenta interessante pra profissionais que vez ou outra vão trabalhar no fim do mundo – tipo eu.

    E, em termos de usabilidade, prefiro um teclado e tela do tamanho oferecido pelo XO-1 do que o que o touch screen de um palm.

    A tecnologia do gerador e do monitor realmente têm chance de serem aplicadas em produtos comerciais.

    No quesito social, só esperando pra ver mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: