Behavior Driven Development

Muita gente fala como testes unitários são importantes, e alguns até dizem que eles deveriam ser escritos antes do código, prática que hoje possui sua própria buzzword: Test Driven Development, ou TDD.

Concordo 100%, mas nunca fui muito bom nisso. Não conseguia pensar com clareza nos testes, e portanto não conseguia escrever testes que valessem a pena rodar. A situação só mudou no projeto onde estou trabalhando agora, que usa uma prática que evoluiu a partir do TDD. A buzzword aqui é Behavior Driven Development, ou BDD.

Basicamente, BDD é uma maneira de escrever testes unitários mais compatível com o processo de pensamento da maioria de nós, reles mortais. Pouca gente consegue pensar nas coisas em termos de testes unitários, mas quase qualquer um consegue descrever como um determinado sistema deveria se comportar. Uma ferramenta de BDD deve permitir ao programador escrever testes de uma forma que se aproxima das frases usadas para descrever o comportamento do sistema.

Uma boa introdução ao BDD, usando Java e a ferramenta JBehave, pode ser encontrado aqui. Para os sortudos (que não precisam usar Java para isso), existe o RSpec, para Ruby. Compare as sintaxes dos dois, apresentadas no link. Se eu fosse obrigado a iniciar um projeto em Java, eu provavelmente escolheria o RSpec rodando em JRuby como ferramenta de testes.

~ por mestrebira em 20/09/2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: