O Uso do Flash em Animação

Agora há pouco eu li um artigo to John Kricfalusi (o criador do Ren & Stimpy) sobre como o Flash tem contrubuído para a criação de desenhos “sem vida”. Lá ele diz que falar que o programa é “só uma ferramenta” é errado. Eu, apesar de ser completamente leigo em animação, discordo disso.

O Flash é apenas uma ferramenta. Como toda ferramenta, ela é mais adequada para certos propósitos do que para outros. Você pode tentar fixar pregos batendo neles com uma chave inglesa, e pode até conseguir, mas seria muito melhor ter usado um martelo! Até os comentários do artigo parecem chegar à mesma conclusão.

O que o Flash faz muito bem, até onde eu sei, é conectar várias ilustrações estáticas em sequência, e preencher os espaços vazios entre elas de forma automática. O que faz os desenhos feitos em Flash parecerem estáticos ou sem vida é a escolha por parte dos animadores (e produtores, etc.) de usar a automatização ao máximo, com modelos-padrão de personagem, poucas poses primárias e transição completamente automática entre uma e outra.

Como muitas ferramentas de software, o “melhor” uso do Flash freqüentemente não é aquele para o qual os seus criadores o criaram. A julgar pelos comentários naquele artigo, e em outros do mesmo site, ele poderia ser usado como um substituto conveniente para vários passos tradicionalmente muito caros do processo de animação tradicional – mais especificamente, a filmagem, com aquelas câmeras multiplano enormes, e a edição, que costuma envolver tesoura, cola e quilômetros de película.

Para o resto (criação dos quadros de animação, reprodução do “efeito analógico” da película tradicional) com certeza existem outros programas e ferramentas mais adequadas. Creio que aprender a usá-las seja uma atividade mais produtiva do que ficar tecendo comentários luditas como alguns dos que foram postados em resposta ao artigo do Jonh K.

~ por mestrebira em 09/11/2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: